DIRETORIA – GESTÃO 2023-2025

clique aqui para acessar

 

DIRETORIA – GESTÃO 2022-2026

clique aqui para acessar

 
 
 
 
 

Notícias

Ajuda dos Procons

 

Os bancários creditam aos banqueiros a culpa pelo consumidor ter tido de recorrer a linhas de crédito mais caras durante a paralisação da categoria. A alegação é de que as instituições financeiras não tiveram “interesse” em emprestar dinheiro barato às pessoas físicas, forçando os clientes a buscarem modalidades com taxas exorbitantes, como o cheque especial e o cartão de crédito.

“Os bancos estão esperando que a taxa (básica de juros) suba ainda mais para que eles possam aumentar também os juros ao consumidor”, disse o presidente do Sindicato dos Bancários de Brasília, Eduardo Araújo de Souza. Desde abril, o principal parâmetro para os empréstimos no país, a Selic, subiu 2,25 pontos percentuais, de 7,25% para 9,50% ao ano. No mesmo período, as taxas médias cobradas no cheque especial cresceram quase três vezes mais, de 136,8%, em abril, para 143,3%, em setembro, alta de 6,5 pontos.

Procurada, a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) disse, em nota, que “lamenta” os transtornos causados pela greve e observa que os transtornos são prejudiciais para todos: “Para os bancos, para os bancários e para a população”.

Eduardo Souza ressalta que o cliente que se sentir prejudicado pela interrupção dos serviços pode procurar os Procons ou o Juizado de Pequenas Causas. “Se achar que não teve o direito atendido, o consumidor pode recorrer a esses dois caminhos, porque o banco é um prestador de serviços como outro qualquer”, ressaltou.

Fonte: Correio Braziliense - 30.10.2013

 

 

•  Voltar as Notícias
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Federação dos Contabilistas nos Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia
Av. Presidente Vargas, 583 - Sala 220
CEP: 20071-003 - Centro - Rio de Janeiro / RJ
Fone: (21) 2220-4358 - E-mail: fedcont@fedcont.org.br
Funcionamento: Seg à Sex de 09h às 17h
Filiado a