DIRETORIA – GESTÃO 2023-2025

clique aqui para acessar

 

DIRETORIA – GESTÃO 2022-2026

clique aqui para acessar

 
 
 
 
 

Notícias

Fecomércio RJ lança mapa estratégico

 

Um amplo estudo com propos­tas para o desenvolvimento da economia e do comércio entre 2014 e 2020 foi lançado ontem pelo Sistema Comércio RJ (Sesc, Senac e Fecomércio), numa ini­ciativa que busca incluir o setor no debate das políticas públicas no Brasil. "O Mapa Estratégico do Comércio 2014-2020" lista 28 temas prioritários — que vão desde formação e capacitação do trabalhador e ordenamento urbano até gestão empresarial e produtividade, passando por simplificação e redução da carga tributária — para o país.

O levantamento aponta ainda a importância do setor para a economia: o valor adicionado bruto do comércio cresceu 4,5%, em média, entre 2002 e 2012, an­te expansão média de 3,6% do Produto Interno Bruto (PIB) no mesmo período. O valor adicio­nado bruto é o valor da produ­ção, sem considerar possíveis duplicações ao longo da cadeia produtiva. Eram 4,9 milhões de estabelecimentos comerciais em todo o país em 2011. Na internet, as vendas mais que triplicaram entre 2008 e 2012, passando de R$ 8,2 bilhões para R$ 28 bilhões.

— A grande expansão experi­mentada pela atividade comer­cial nos últimos anos deve ser le­vada em conta pelos formuladores de políticas. O Mapa passa a ser um instrumento que fornece a estratégia para o planejamento e indica as ações a serem execu­tadas — afirma o presidente do Fecomércio RJ, Orlando Diniz.

O setor de comércio é o mais usado pelos demais setores, des­taca o coordenador do estudo, o professor da Fundação Getulio Vargas Fernando Blumenschein, considerando o índice de Rasmussen-Hirschman por setor da economia. Na sua avaliação, o tema ordenamento urbano é o mais importante entre os presen­tes no estudo.

O estudo destaca a educação básica, a capacitação do empre­sário e do trabalhador. Entre as propostas, estão a promoção de diretrizes curriculares voltadas para o mundo do trabalho, o estí­mulo para que empresários bus­quem formação em áreas como finanças e gestão e a ampliação dos programas de capacitação profissional. Três temas ligados à infraestrutura são colocados como prioritários: logística, teleco­municações e energia elétrica.

Fonte - O Globo - 18.10.2013

 

•  Voltar as Notícias
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Federação dos Contabilistas nos Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia
Av. Presidente Vargas, 583 - Sala 220
CEP: 20071-003 - Centro - Rio de Janeiro / RJ
Fone: (21) 2220-4358 - E-mail: fedcont@fedcont.org.br
Funcionamento: Seg à Sex de 09h às 17h
Filiado a