DIRETORIA – GESTÃO 2023-2025

clique aqui para acessar

 

DIRETORIA – GESTÃO 2022-2026

clique aqui para acessar

 
 
 
 
 

Movimentos em defesa da Classe

DISCURSO DO DEPUTADO ROBERTO HENRIQUES NA AUDIÊNCIA DA ALERJ EM 02/09/2014 EM DEFESA DOS TEC. CONTABILIDADE

 

Texto do Discurso

O SR. ROBERTO HENRIQUES –Caríssimo Presidente, Dr. José Luiz Nanci, colegas Deputados e Deputadas, povo do Estado do Rio de Janeiro que nos acompanha pela TV Alerj, na manhã de hoje, eu e o caro colega, Deputado Paulo Ramos, estivemos com um grupo de representantes do setor de contabilistas do Estado do Rio de Janeiro, precisamente as representações da Federação dos Contabilistas do Estado do Rio de Janeiro e do Espírito Santo e do Sindicato dos Contabilistas do Estado do Rio de Janeiro.

Na oportunidade, nós acolhemos a apreensão e nos somamos a estes representantes desta laboriosa categoria no que tange ao cumprimento da Lei 12.249/2010, que determina que, a partir de 2015, só poderão obter registro profissional em Contabilidade quem tiver Ensino Superior.

Nós abraçamos esta causa em solidariedade aos técnicos de Contabilidade, tanto eu como o Deputado Paulo Ramos, porque entendemos que esta ação vai na contramão até da política de estado brasileiro, onde se valoriza o Ensino Técnico. Por quê? Cada filho das classes mais pobres do nosso País é muito mais fácil e um menor caminho para a empregabilidade o acesso e a conclusão do Curso Técnico de Contabilidade.

Esta medida atinge diretamente milhares de técnicos de Contabilidade espalhados pelo Brasil inteiro, atinge a iniciativa privada, atinge também toda estrutura do Estado brasileiro, quer seja no governo da União, dos estados, bem como nas estruturas das prefeituras, onde existe um número grande de técnicos de Contabilidade.

Sr. Presidente, o tempo é curto, porque já se aproxima o tempo da nossa Ordem do Dia, mas não poderia deixar de estar aqui na tribuna no dia de hoje para, mais uma vez, me solidarizar com a categoria dos técnicos de Contabilidade do Estado do Rio de Janeiro e do nosso Brasil.

E nós, eu e o Deputado Paulo Ramos, estamos atentos. Estaremos atendendo no percurso de todo esse tempo, como sempre estivemos, essa categoria, nos unindo a ela. Também promovemos, como foi hoje, a audiência pública, presidida pelo colega Paulo Ramos, no sentido de nos solidarizar e lutar em todas as frentes para que sejam preservados os nossos técnicos de Contabilidade do Estado do Rio de Janeiro e do nosso Brasil.

Por isso, Sr. Presidente, da nossa tribuna nos unimos à voz deste Parlamento, à voz das ruas, à voz de todos aqueles que precisam dos técnicos de Contabilidade, e nos unimos também ao Sindicato, bem como à Federação, e a todos os técnicos de Contabilidade do nosso Brasil para dizermos um rotundo ‘não’ a essa famigerada ideia de se acabar por completo com a categoria dos técnicos de Contabilidade.

Como já disse, aqui, o Deputado André Ceciliano, essa medida vai na contramão inclusive da política de estado, política do Estado brasileiro, que é de formar técnicos em todas as áreas da atividade que geram empregabilidade no nosso País. Por isso, Sr. Presidente, nossa solidariedade. Já fizemos isso através de discursos aqui nessa mesma tribuna, através da nossa Moção de Repúdio à Câmara Federal e ao Senado Federal, bem como através das audiências públicas e da nossa união, eu e o Deputado Paulo Ramos. E conclamamos outros colegas que também se unam na defesa dos técnicos de Contabilidade.

Parabéns, caro colega Deputado Paulo Ramos! Parabéns a este Parlamento! Parabéns ao Sindicato dos Contabilistas! Parabéns à Federação dos Contabilistas do Estado do Rio de Janeiro e do Espírito Santo. Juntos, de forma unida, iremos, como já disse, dizer um rotundo ‘não’ a esta sanha de se acabar com a categoria dos técnicos de Contabilidade. Muito obrigado.

TEXTO RETIRADO DO SITE DA ALERJ - DATA DE 02/09/2014 - AUDIÊNCIA PUBLICA. 

 


•  Voltar aos Informes
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Federação dos Contabilistas nos Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia
Av. Presidente Vargas, 583 - Sala 220
CEP: 20071-003 - Centro - Rio de Janeiro / RJ
Fone: (21) 2220-4358 - E-mail: fedcont@fedcont.org.br
Funcionamento: Seg à Sex de 09h às 17h
Filiado a