Realizado na sexta-feira, em Florianópolis, o Encontro Brasileiro das Federações Contábeis fortaleceu a união das entidades e discutiu vários projetos a serem desenvolvidos em conjunto. “Foi uma reunião bastante importante, em que cada presidente falou das ações que têm promovido em sua região e que podem ser aproveitadas em outros Estados”, observou o presidente da Federação dos Contabilistas de Santa Catarina (Fecontesc), Tadeu Oneda.
Uma iniciativa que despertou bastante o interesse e deve ser debatida melhor no próximo encontro, em julho, é o cartão de crédito que está prestes a ser lançado pela Federação dos Contabilistas de Minas Gerais e foi apresentado pelo presidente da entidade, Rogério Marques Noé.
O presidente da Federação do Rio de Janeiro, Luiz Sérgio da Rosa Lopes, explicou como está a situação dos Técnicos em Contabilidade, frente a possibilidade de extinção da profissão a partir de 1º de junho. De acordo com ele, a CNPL ajuizou uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adi) contra o decreto que prevê o fim da categoria. A relatora é a ministra do Supremo Tribunal Federal, Rosa Weber. “As expectativas são bastante boas”, resumiu.
A reunião contou com as presenças dos presidentes das Federações de São Paulo, José de Souza, de Minas Gerais, Rogério Marques Noé, do Rio de Janeiro, Luiz Sérgio da Rosa Lopes, e do Paraná, Divanzir Chiminacio, bem como dos diretores da Fecontesc, Ademir Orsi e Renato Calda.
O objetivo desse tipo de encontro é a troca de informações e o compartilhamento de iniciativas bem-sucedida, bem como organizar o grupo para uma maior interação com os órgãos públicos/privados na busca pela melhoria do desenvolvimento da atividade profissional.
FONTE: INFORMATIVO FECONTESC 18/05/2015