O presidente do Sindicato dos Contabilistas do Estado do Espírito Santo -SINDCONTABIL-ES, Gilberto dos Santos Rosa, se reuniu com o Presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Espírito Santo (CRC/ES), Haroldo Santos Filho, para tratar sobre o piso salarial da categoria no Estado do Espírito Santo. A reunião aconteceu no CRC/ES na terça-feira (11/04) e o especial objetivo dessa reunião foi a busca de uma solução para a criação de piso mínimo salarial para o contador capixaba.
O CRCES e o SINDCONTABIL-ES, através de suas Diretorias e seus representantes jurídicos, deram início à construção de Projeto de Lei que será encaminhado à Assembleia Legislativa que estabelecerá o piso salarial para o contador no estado do Espírito Santo.
Quanto a este assunto, a Federação dos Contabilistas nos Estados do RJ, ES e BA ressalta que o modelo de Projeto de Lei já foi sugerido àquele Sindicato e aos antigos dirigentes pela Federação, desde o inicio das batalhas e principalmente após a implementação e total sucesso obtido no Estado do Rio de Janeiro , concluído em 2007 .
O Estado do Rio de Janeiro foi o primeiro Estado escolhido pela Diretoria da Federação dos Contabilistas nos Estados do RJ, ES e BA a dar o pontapé inicial nessa trajetória de defesa de um piso salarial para o Contador e Técnico em Contabilidade – assalariados e diferente do piso nacional. Essa escolha do Estado se deve ao fato de ser no Rio de Janeiro o funcionamento da sede da Federação, bem como contar com o apoio de vários Sindicatos de contabilistas locais podendo dar maior atenção a todos os entraves que pudessem acontecer no caminho. Assim, a Federação logrou êxito e foi aprovada, sancionada pelo Governador e publicada a Lei nº 4.987 no D.O.E de 29/01/2007, com efeitos retroativos a 01 de janeiro de 2007. Iniciando-se assim o piso dos profissionais.
Com essa iniciativa da Federação e defesa da categoria, iniciada no Estado do Rio de Janeiro, outros Estados do País seguiram o exemplo e foram conseguindo suas Leis a nível Estadual .
Seguindo esse caminho, o Sindicato dos Contabilistas do Estado do Espírito Santo, após esses anos e agora com a especial dedicação dos atuais dirigentes, ainda preocupados com a situação dos contadores capixabas, e dificuldades encontradas, continuam na luta, se empenham e se unem ao CRC ES, para concluir sua meta naquele Estado e cumprindo seu papel de defender a categoria.
Após esse longos anos e ajustes necessários, o texto legal do Espírito Santo será submetido ao Executivo que apresentará à Casa de Leis o referido projeto, como sendo de sua iniciativa.
Haroldo Santos Filho demonstrou entusiasmo com o que ele classificou como “conquista inédita na história da contabilidade capixaba”. Haroldo explicou que a preocupação é a de produzir uma norma constitucional, sem vícios, sem que ocorram constrangimentos ou atrasos na Comissão de Justiça daquela Casa. “Mas, a idéia de podermos estabelecer um piso da categoria, principalmente para a área pública, é bem-vinda e oportuna. Existe contador contratado ganhando um salário mínimo. Uma vergonha. Vamos fazer de tudo para acabar com isso”, afirma o presidente do CRCES.
O presidente do SINDCONTABIL-ES, Gilberto dos Santos Rosa, por sua vez, tem certeza de que o texto já está em condições de ser aprovado. “Com o apoio irrestrito que estamos recebendo do CRCES, vamos conseguir emplacar esta vitória. Nossos contadores receberão salários mais dignos”, conclui Gilberto. Após aprovado o texto final, o projeto de lei será encaminhado ao Senhor Governador, Paulo Hartung.
Fonte: Notícia veiculada pelo CRCES com inclusões especiais da trajetória sobre o assunto pela Fedcont RJ, ES E BA