DIRETORIA – GESTÃO 2023-2025

clique aqui para acessar

 

DIRETORIA – GESTÃO 2022-2026

clique aqui para acessar

 
 
 
 
 

Filiados

 

SINDICATO DOS CONTABILISTAS DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO


Presidente: Diva Maria de Oliveira Gesualdi
Rua Buenos Aires, 283 - 2º andar - Centro/RJ
CEP.: 20061-003
Tel.: (21) 2224-2281

E-mail: sindicont-rio@sindicont-rio.org.

www.sindicont-rio.org.br

Base Territorial: Município do Rio de Janeiro

História

Um grupo de idealistas não se deixou abater com o mundo vivendo um momento muito difícil durante a 1ª Guerra Mundial e, enfrentando os difíceis acontecimentos daquela época, com tenacidade e perseverança criou no dia 20 de setembro de 1916 o Instituto Brasileiro de Contabilidade - IBC, atendendo a um antigo desejo da classe.

Enquanto a maioria das pessoas, naquele período conturbado, se ligava no presente, esses ilustres guarda-livros se preocuparam com o futuro. Perceberam que era imprescindível uma estrutura organizacional e, para que este objetivo fosse atingido, formaram uma comissão para elaborar o regulamento e estatuto da entidade que teve como seu primeiro presidente o Contabilista Cornélio Marcondes da Luz.

Dez anos depois, em 1926, o IBC fundou a Escola Técnica Comercial na busca do constante aprimoramento da categoria e tentativa permanente do apoio pretendido.

Anos depois, por força da legislação dos anos 30, o IBC passou à categoria de Sindicato, recebendo a carta sindical do Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio em 21 de abril de 1941.

Atento à necessidade de se criar um curso de grau superior, o Sindicato dos Contabilistas do Rio de Janeiro, que já mantinha a Escola Técnica Comercial funda a Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas Moraes Júnior, inaugurada em 25 de abril de 1964, como parte da comemoração do Dia do Contabilista, pelo Professor Píndaro José Alves Machado Sobrinho.

O SINDICONT-Rio se manteve desde então como entidade mantenedora da Faculdade Moraes Júnior até 21 de novembro de 1972, quando a transfere para o IBC.

De 1916 a 2011, são 95 anos aprimorando, defendendo e incentivando a prática contábil íntegra, confiável e precisa sem perder de vista a luta incansável pelos direitos do trabalhador.

Em 2015 realizou as comemorações aos 99  anos da entidade .

Em 2016 as comemorações especiais aos 100 anos , Centenário do Sindicato dos Contabilistas do Municipio do Rio de Janeiro .

 

COMPOSIÇÃO DA MESA PRINCIPAL COMEMORATIVA AOS 100 ANOS

Entrega de Placa de Homenagem da Federação dos Contabilistas nos Estados do RJ, ES e BA pelo Presidente Luiz Sergio da Rosa Lopes a Presidente do Sindicato dos Contabilistas do Município do Rio de Janeiro, Lygia Maria Vieira Sampaio.

Dentre as comemorações desse ano especial de 100 anos, foi o lançamento do livro dos 100 anos, com a presença representando a FEDERAÇÃO, DO DIRETOR SECRETÁRIO EGBERTO DE JESUS BASTOS, AO LADO DO HISTORIADOR .

AINDA ESSE ANO 2016, O SINDICATO DOS CONTABILISTAS DO MUNICIPIO DO RIO DE JANEIRO, RECEBEU A MEDALHA DE MERITO PEDRO ERNESTO .   

 

 

 

 
•  Ver outros filiados
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Federação dos Contabilistas nos Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia
Av. Presidente Vargas, 583 - Sala 220
CEP: 20071-003 - Centro - Rio de Janeiro / RJ
Fone: (21) 2220-4358 - E-mail: fedcont@fedcont.org.br
Funcionamento: Seg à Sex de 09h às 17h
Filiado a